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Título:Identidade
psicossocial dos adolescentes do Instituto federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Pernambuco (campus Vitória de Santo
Antão) em regime de internato.
Resumo:Este trabalho é o resultado
de uma pesquisa realizada junto aos alunos internos do Instituto Federal
de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão. O ingresso
do adolescente em um internato, principalmente quando este tem um perfil
como os dos campi agrícolas, se reveste de especial peculiaridade.
Oriundos de zona rural e filhos de agricultores, esses adolescentes vivenciam
aspectos intensos em sua nova dinâmica de vida num internato, sendo
margeado por instabilidades. Aqui procuramos compreender a identidade
psicossocial dos adolescentes submetidos ao regime de internato do Campus
Vitória de Santo Antão, sendo esse nosso objeto de estudo.
Usamos como estratégias de intervenção e coleta de
dados o grupo focal, dos quais examinamos os registros emergentes do grupo
pesquisado, por adotar um caráter de dinâmica psicológica,
evidenciando sentimentos e emoções, além dos argumentos
que expressam racionalidade com os grupos investigados. O trabalho teve
seu embasamento em teóricos que discutem o regime de internato
escolar, como as publicações de Ariès (2006), Goffman
(2008), Foucault (2009) e Benelli (2002), que nos permitiram compreender
o internato numa perspectiva científica; e, numa perspectiva mais
romântica, à luz da arte literária, trazemos um olhar
do mundo do internato nas obras de Pompéia (1991), Rêgo (2006),
Vasconcelos (1980), e Musil apud Benelli (2002) e para uma compreensão
do período da adolescência, baseamo-nos em Stanley Hall apud
Muss (1971) e em estudos de Erickson (1976), Knobel (1981), Bock (2007),
Abramo (1994), Luz (1993), Melucci (1977), Calligaris (2000), Monteiro
(1999) e, por fim, Domingues e Alvarenga (1991). O tratamento dos dados
se deu de acordo com a categorização das falas que emergiram
do grupo focal, sendo tratados à luz da análise de conteúdo,
do qual concluímos que, mesmo com todas as dificuldades em tomo
da mudança de vida e da separação familiar ocasionadas
pelo ingresso no regime de internato, os alunos acreditam que o futuro
promissor só pode ser alcançado através de uma formação
técnica, possibilitando-os não só adquirirem um saber
que possa ser aplicado em seu sistema de produção de base
familiar, superando as condições adversas vividas por suas
famílias, mas também terem acesso a um trabalho de melhor
remuneração. Esperamos que este trabalho possa subsidiar
diferentes profissionais de instituições de ensino que também
adotam o internato como regime de permanência. |
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