Alessandra Xavier de Morais Dissertação na íntegra
 

Título:Identidade psicossocial dos adolescentes do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (campus Vitória de Santo Antão) em regime de internato.

Resumo:Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada junto aos alunos internos do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão. O ingresso do adolescente em um internato, principalmente quando este tem um perfil como os dos campi agrícolas, se reveste de especial peculiaridade. Oriundos de zona rural e filhos de agricultores, esses adolescentes vivenciam aspectos intensos em sua nova dinâmica de vida num internato, sendo margeado por instabilidades. Aqui procuramos compreender a identidade psicossocial dos adolescentes submetidos ao regime de internato do Campus Vitória de Santo Antão, sendo esse nosso objeto de estudo. Usamos como estratégias de intervenção e coleta de dados o grupo focal, dos quais examinamos os registros emergentes do grupo pesquisado, por adotar um caráter de dinâmica psicológica, evidenciando sentimentos e emoções, além dos argumentos que expressam racionalidade com os grupos investigados. O trabalho teve seu embasamento em teóricos que discutem o regime de internato escolar, como as publicações de Ariès (2006), Goffman (2008), Foucault (2009) e Benelli (2002), que nos permitiram compreender o internato numa perspectiva científica; e, numa perspectiva mais romântica, à luz da arte literária, trazemos um olhar do mundo do internato nas obras de Pompéia (1991), Rêgo (2006), Vasconcelos (1980), e Musil apud Benelli (2002) e para uma compreensão do período da adolescência, baseamo-nos em Stanley Hall apud Muss (1971) e em estudos de Erickson (1976), Knobel (1981), Bock (2007), Abramo (1994), Luz (1993), Melucci (1977), Calligaris (2000), Monteiro (1999) e, por fim, Domingues e Alvarenga (1991). O tratamento dos dados se deu de acordo com a categorização das falas que emergiram do grupo focal, sendo tratados à luz da análise de conteúdo, do qual concluímos que, mesmo com todas as dificuldades em tomo da mudança de vida e da separação familiar ocasionadas pelo ingresso no regime de internato, os alunos acreditam que o futuro promissor só pode ser alcançado através de uma formação técnica, possibilitando-os não só adquirirem um saber que possa ser aplicado em seu sistema de produção de base familiar, superando as condições adversas vividas por suas famílias, mas também terem acesso a um trabalho de melhor remuneração. Esperamos que este trabalho possa subsidiar diferentes profissionais de instituições de ensino que também adotam o internato como regime de permanência.